PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Com a Copa de 2014 que o Brasil sediou trouxe muitos benefícios para o país, o Governo Federal tomou algumas atitudes para que o evento fosse um sucesso. Uma das providências tomadas é o fornecimento de cursos gratuitos para a população das cidades que sediaram os jogos e cidades turísticas próximas, que provavelmente foram muito visitadas. Os cursos visam melhorar alguns serviços que foram prestados direta ou indiretamente para a Copa. Em várias cidades, como Belo Horizonte, Minas Gerais, aconteceram vários cursos com inscrições abertas. como os seguintes:

Dentro da área

de elétrica, o que será oferecido em BH são os seguintes cursos:

- Eletricista de Automóveis

- Eletricista Instalador de Baixa tensão.

Os demais cursos oferecidos são: Confeccionador de bolsas em tecido, Costureiro Industrial e Vestuário, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Mestre de Obras, Montagem e Manutenção de Computadores, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimentos em Argamassa, Pintor de Automóveis, Vidraceiro, Agente de Informações Turísticas etc.

 

PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Como se inscrever nos cursos do PRONATEC 2014

Para se inscrever no Pronatec de BH, basta comparecer ao SINE da cidade, portanto seu RG, comprovante de residência, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de Cadastro Único e a carteira de trabalho ou o número do PIS. Compareça a um dos postos listados abaixo para realizar a inscrição:

Sine BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro. Funciona das 8h às 18h;

Sine Barreiro – Rua Barão de Coromandel, 982. Funciona das 8h às 17h;

Sine Centro / NIAT – Rua Espírito Santo, 505, 1º andar. Funciona das 8h às 17h;

Sine Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055. Funciona das 8h às 17h.

Tags: , , ,
Posted in Minas Gerais | No Comments »

Inscrições SENAI PRONATEC 2014, cursos gratuitos

O SENAI é uma das instituições com maior conceito em nível de cursos técnicos e profissionalizantes em todo o país. Juntamente com o Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Governo Federal cedeu várias modalidades de cursos gratuitos para a população em todo o país.

Inscrições-SENAI-PRONATEC-2013-cursos-gratuitos

O Pronatec e o Senai tem inúmeros cursos gratuitos, mas que variam conforme a cidade. As modalidades são distribuídas em eixos, são eles:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Eixo Tecnológico: Militar

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Eixo Tecnológico: Segurança

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas, sem contar as horas de estágio para promoção do término do curso. Antes de concluir o curso, você pode obter certificados referentes aos módulos, o que já pode ajudar a garantir um emprego antes mesmo da conclusão de fato do curso.

Como Fazer a Inscrição para o SENAI PRONATEC 2014

Para fazer a sua inscrição e saber mais informações, acesse o site http://pronatec.mec.gov.br/, onde você pode também, ver a

lista completa de cursos gratuitos disponíveis no seu município

e/ou na região onde você mora.

Tags: , , ,
Posted in Cursos | No Comments »

Enem 2015 – Inscrições, prova

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente pela sigla Enem, mede o desempenho dos alunos concluintes do ensino médio e serve como um vestibular, sendo uma obrigatoriedade na disputa por vagas pelos programas de incentivo do governo federal (Prouni, Fies, Sisu etc) de cursos superiores em instituições privadas ou públicas. Por isso, o Enem é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Inscrições Enem 2015

No primeiro semestre do ano são divulgadas as inscrições para o Enem, geralmente em maio. As inscrições são feitas pela internet, com comodidade e rapidez, no site do sistema Enem. A taxa de inscrição custa, em média, R$ 35,00 reais, mas nem todos precisarão pagar. Para ter direito a ser isento da taxa de inscrição, o candidato precisa consultar as normas presentes no Edital do Enem 2015 e ler seu regulamento.

Documentos Inscrições Enem 2015

Os documentos necessários no ato da inscrição são: identidade, CPF e um endereço ativo de e-mail. No ato de inscrição será criada uma senha pessoal e intransferível. Pessoas com necessidades de atendimento especial durante a prova do Enem precisam declarar isso na inscrição.

Prova Enem 2015

Em geral o Enem funciona com aplicação de quatro provas diferentes, em dois dias. Ficam reservadas para a primeira etapa (que são dois dias) as provas de ciências Humanas e tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias e, na segunda etapa é dia de prova de redação, de línguas, códigos e suas tecnologias e matemática. No primeiro dia a duração da prova é de mais de quatro horas e, no segundo, é de mais de cinco horas. A expectativa do resultado final é grande, mas a nota final só é divulgada no início do ano seguinte no site do INEP. Para conhecer seu desempenho, é necessário informar ou o CPF ou o número da inscrição do Enem.

Enem-2015

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma grande oportunidade para os alunos de ensino médio ingressarem no ensino superior em instituições renomadas. É importante não perder os prazos e realizar a prova assim que concluir o ensino médio, com todo o conhecimento atualizado na cabeça. O futuro profissional dos estudantes de ensino médio passa pelo Enem, é o resultado do exame que definirá os rumos do início da carreira de muitos jovens. É importante se preparar pois há alta concorrência e para passar no Exame Nacional do Ensino Médio 2015 será necessário muito conhecimento, força de vontade e determinação. Estude agora e faça um bom Enem 2015.

Posted in Uncategorized | No Comments »

Prouni 2015, expectativas, vagas e inscrições

Garantir um ensino superior de qualidade e com fácil acesso para todas as classes sociais é um dos benefícios do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que tem autoria do Ministério da Educação (MEC). O Programa beneficia estudantes, auxiliando no sonho de cursar uma universidade, quando disponibiliza bolsas de estudo completas ou parciais em diversos cursos de universidades pagas.

Entenda os tipos de bolsas de estudos que o Prouni oferece. A bolsa integral contempla todo o valor da mensalidade que o aluno pagaria para cursar uma universidade privada. Só receberão este tipo de bolsa os alunos que comprovarem renda familiar bruta mensal de menos de um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são para os candidatos que têm renda familiar de até três salários mínimos. É pré-requisito também ter estudado o ensino médio em escola gratuita  ou, em caso de ter estudado em escola paga, ter comprovação de bolsa.

Expectativas Prouni 2015

O Prouni tem se mostrado um importante equipamento do governo para combater a diferença social no quesito entrada no ensino superior. É uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento do país, quando abre oportunidade na educação superior, incentivando a continuidade do ensino. Segundo informação do Ministério da Educação (MEC), a cada edição do Programa, o número de inscritos aumenta, em 2014 foram 653.992 pessoas cadastradas, a maioria de São Paulo. A expectativa é de que o Programa se consolide mais e mais, aumentando o número de inscritos e mantendo o número de bolsas de estudos disponibilizadas.

Vagas Prouni 2015

O Prouni 2015 tem vagas para estudantes que tenham concluído com êxito de nota maior que 450 pontos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 ou nos anos seguintes até 2013, com boa classificação também na redação. Também há vagas para cursos de licenciatura, destinadas a docentes de instituições públicas que estejam ativos na profissão.

Inscrições Prouni 2015

O calendário de inscrição (edital) do Prouni 2015 é divulgado pelo MEC. É preciso ficar de olho aberto para não perder a oportunidade. As inscrições são gratuitas e para realizar o cadastro basta apresentar CPF, número da inscrição e senha do Enem 2014. Quem esqueceu esses dados deve acessar o site e resgatá-los.

No ato da inscrição o candidato faz a escolha pelo curso que quer cursar, podendo escolher duas opções. Não deixe a sua hora passar. Se você atende aos pré-requisitos e tem o desejo de entrar na universidade, faça seu cadastro e comece a estudar.

Tags:
Posted in Uncategorized | No Comments »

Fies 2015

O Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação, tem uma ação que oferece crédito a alunos do ensino superior de ensino em instituições privadas. A iniciativa contempla apenas estudantes de cursos que são bem avaliados Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES. Mais conhecido como Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil pode ser solicitado pelos estudantes em qualquer momento do ano e resume-se como um financiamento estudantil com taxa de juros baixas.

Como solicitar o Fies 2015

Para fazer o pedido de financiamento, é preciso se cadastrar no Sistema Informatizado do FIES, o SisFIES. Então, pode ser feita a inscrição para o Fies 2015 e verificar junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA. O órgão fica localizado na própria instituição de ensino que o aluno está matriculado e o aluno tem até dez dias depois de feito a inscrição, para validar os dados.

Cartaz-Fies_2

Após aprovação do cadastro junto à CPSA, cabe ao aluno separar todos os seus documentos pessoais, e também de um fiador, e selecionar a instituição financeira que ele contratará, há duas opções: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Fies 2015 e Prouni

É possível unir dois programas de incentivo ao ensino, o Prouni (Programa do Ministério da Educação) e o Fies. Os estudantes que participam do Prouni podem ganhar bolsa integral ou parcial de estudos em universidades pagas. No caso de quem recebeu apenas a bolsa integral, é necessário custear regularmente a outra parte da mensalidade (50%), o que nem sempre é fácil para pessoas de baixa renda familiar. Nesses casos, é possível utilizar o financiamento pelo Fies, da metade da mensalidade que ficou a cargo do aluno. Para conseguir o financiamento de 50% da mensalidade, os estudantes fazem um processo parecido aos outros que não possuem cadastro do Prouni, com a diferença de que, no caso de quem está pelo Prouni, não precisar apresentar fiador. Para garantir seu direito, fique atento se a universidade que deseja estudar ou que foi selecionado pelo Prouni está dentro do Fies e do FGEDUC – Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

O Fies 2015 é indicado como o melhor programa de financiamento para estudantes terem crédito com a finalidade de pagar seus estudos em universidades particulares. Se você tem interesse e se encaixa no perfil do programa, não deixa de fazer sua inscrição pela internet. É a sua chance de ter acesso a um curso superior de qualidade, financiando a dívida por longos meses.

Tags:
Posted in Uncategorized | No Comments »

Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015

O Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015 oferece um total de 900 oportunidades em 18 cursos profissionalizantes técnicos ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e que estão sendo promovidos com o foco especialmente dos estudantes matriculados na modalidade do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de qualquer colégio de ensino municipal de ensino de João Pessoa.  Os interessados poderão fazer sua inscrição até o dia 5 de setembro.

Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015 (Foto: Divulgação)

Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015 (Foto: Divulgação)

Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015: inscrição

As pessoas interessadas em fazer a sua inscrição por meio do Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015 precisam apresentar na instituição de educacional em que está matriculado a cópia de Carteira de Identidade e CPF, comprovante de endereço, conta da Caixa Econômica Federal (poupança ou corrente específica do próprio aluno). O estudantes matriculado em um dos cursos gratuitos do Pronatec irá receber a cada hora de curso o valor de dois reais. O valor do auxílio será depositado na conta do próprio estudante a cada 15 dias, somando um total de R$ 160 por mês.

Pronatec João Pessoa cursos 2014-2015: inscritos pelo Senai

Os inscritos pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) irão ter aulas por meio do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, que está localizado na Avenida das Indústrias, S/N, Distrito Industrial de João Pessoa.  Os cursos gratuitos de capacitação profissional serão oferecidos por meio do Senai são: eletricista industrial, eletricista predial, encadernador gráfico, operador de computador, serigrafia, costureiro, confeiteiro, auxiliar administrativo, padeiro e modelista.

Já os estudantes que se inscreverem por meio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) terão aulas na Escola Senac – Instituto Dom Ulrico, que está localizada na Avenida Dom Pedro I, 389, Centro, João Pessoa. Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senac são: Espanhol aplicado aos serviços turísticos, cuidador de idoso, Inglês aplicado aos serviços turísticos, montador e reparador de computadores, operador de telemarketing, operador de caixa, recepcionista e auxiliar administrativo.

Pronatec cursos gratuitos 2014 (Foto: Divulgação)

Pronatec cursos gratuitos 2014 (Foto: Divulgação)

No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos terão aulas ministradas das 7h às 11h ou das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira com duração de três meses. A carga horária será de 200 horas-aula. No Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), sendo que as aulas dos cursos gratuitos serão das 8h às 12h ou das 14h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira com duração de três meses. A carga horária dos cursos gratuitos será de 160 horas-aula.

Tags: , , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »

PRONATEC SENAC Belo Horizonte 2013, inscrições

Todo brasileiro almeja conseguir expandir a sua carreira e ingressar em uma jornada de sucesso profissional. Porém, os meios que se existem para chegar até este sonho parecem um pouco difíceis, quando se trata de pagamento de cursos profissionalizantes e este tipo de coisa, ainda mais para quem não pode pagar essas despesas. Pensando nisso e na grande demanda de mão de obra qualificada que as empresas atuais necessitam, o Governo Federal trouxe, em âmbito nacional, o PRONATEC, que significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O qual visa proporcionar Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de Habilitação Técnica de Nível Médio. Por meio do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o programa traz para jovens e adultos a oportunidade de fazer algum curso do seu interesse, garantindo uma grande diferença em seu currículo. A instituição traz inúmeras modalidades de cursos e também certifica todos os alunos concluintes.

PRONATEC-SENAC-Belo-Horizonte-2013-inscrições

Cursos Oferecidos pelo PRONATEC SENAC Belo Horizonte 2014

Para 2013, em Belo Horizonte já estão abertas as inscrições para os cursos do PRONATEC no SENAC, com os seguintes cursos disponíveis:

- Auxiliar Administrativo

- Auxiliar de Cozinheiro (Mini Chefe)

- Costureiro

- Cuidador de Idosos

- Desenhista de Moda (Estilista)

- Manutenção e Montagem de Computadores

- Depilador

- Técnico em Redes de Computador

- Garçom

- Modelista

Como  realizar a inscrição

custom essays

Para fazer a inscrição é necessário ter entre 18 e 59 anos, sendo que a família do candidato deve ter o Cadastro Único. É preciso ter em mãos o RG, CPF, histórico escolar e o NIS – Número de Inscrição Social. Para obter mais informações sobre outras opções de curso em outras regiões, acesse o site http://pronatecportal.mec.gov.br/.

zp8497586rq
Tags: , , ,
Posted in Minas Gerais | Comments Off

Inscrições PRONATEC Salvador 2014

Nos últimos anos ouvimos muitos falar em países emergentes e como o Brasil vinha crescendo e se tornando uma potência mundial. Através das novas vagas de emprego que foram surgindo no decorrer dos anos, obteve-se uma necessidade de fazer com que houvesse mais mão de obra qualificada para atender esses pedidos.

O Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), trouxe a chance para muitos de se especializar e se qualificar em alguma área específica, já que os cursos são gratuitos e abrangem várias áreas. Várias cidades do Brasil foram contempladas com o programa, entre elas Salvador.

Como fazer a inscrição para o PRONATEC Salvador

Em Salvador foi disponibilizado 80 vagas gratuitas até o momento, para cursos que se iniciarão em 2015. 40 delas são para o curso de torneiro mecânico e as outras 40 restantes, para o curso de soldador de eletrodo revestido. As aulas serão ministradas pelo IFBA, Instituto Federal da Bahia e terão turmas no período da manhã e da noite. Para se inscrever, é necessário ter dezoito anos completos no ato da inscrição e também ensino fundamental completo. Os interessados devem portar RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência, comparecer a sede do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Campus Barbalho ou num dos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de obra (Simm) do Comércio, Cabula VI, Boca do Rio e Cajazeiras.

Tags: , , ,
Posted in Salvador | No Comments »

Pronatec Seduc Belém PA Cursos Gratuitos

Em Belém, as oportunidades de cursos gratuitos em Formação Inicial e Continuada, graças a inclusão do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), trouxeram a esperança que muitos esperavam e precisavam para obter uma qualificação técnica e profissional de qualidade. Trata-se de 130 vagas abertas em cursos de formação inicial e continuada.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Quem está oferecendo as vagas de cursos gratuitos, através do Pronatec, é a Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA). As 130 vagas estão distribuídas entre cinco cursos cujas cargas-horárias são de 130 horas.

Cursos gratuitos Pronatec em Belém

Confira abaixo a lista com a relação de nomes de cada um dos cursos Pronatec Seduc Belém PA:

Inscrições Pronatec Belém-PA

As inscrições, ou, na verdade, pré-matrículas, já estão abertas! Elas podem ser feitas diretamente nas escolas em que os alunos estão matrículados. Ou seja, basta você ir até a secretaria da sua escola e realizar a sua pré-matrículo. No momento da pré-matrícula, você, o aluno, receberá uma carta de encaminhamento e uma declaração que está matrículo na Rede Estadual. Também é muito importante que você deverá confirmar sua matrícula na Escola de Teatro e Dança, levando o comprovante de residência mais recente, assim como as cópias originais seu RG e CPF.

Tags: , , ,
Posted in Belém | No Comments »

Pronatec Foz do Iguaçu Cursos Gratuitos

O Pronatec é um programa do governo federal que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes, para jovens vindos de famílias de baixa renda. Os cursos do Pronatec acontecem na maioria das cidades do Brasil.  Em Foz do Iguaçu, as oportunidades de qualificação profissional e ensino técnico estão sendo disponibilizadas no Senai por meio do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As chances são boas, mas existem alguns requisitos, padrão do Pronatec.

Técnico em automação industrial (Imagem: Divulgação)

Técnico em automação industrial (Imagem: Divulgação)

Requisitos Pronatec Foz do Iguaçu

Confira os requisitos para participar dos cursos do Pronatec:

Para os interessados que estão procurando por qualificação profissional, o Senai está oferecendo um número maior de vagas, entretanto, existem apenas dois cursos técnicos, cujas cargas horárias são, respectivamente, 1200 e 1360 horas. Para o seu melhor entendimento, veja abaixo a relação dos cursos e suas finalidades.

Cursos Técnicos Pronatec Foz do Iguaçu

Cursos de Qualificação Pronatec Foz do Iguaçu

Inscrições Pronatec Foz do Iguaçu

As Inscrições do Pronatec Foz do Iguaçu não são realizadas por telefone e nem pela Internet, mas sim pessoalmente. Neste caso, você deverá escolher um dos cursos disponíveis nessa página, anotar as informações que você achar necessário e, em seguida, levar até a secretaria da sua escola estadual. Após estes procedimentos, a sua escola enviará a sua inscrição para a escola Polo.

Pronatec Estácio RJ

adobe software download

Se houver vagas disponíveis e oferta do curso escolhido na sua cidade, você será informado pela escola onde você levou sua inscrição para fazer a matrícula ou fazer o processo seletivo da unidade do SENAI escolhida.

zp8497586rq
zp8497586rq
Tags: , ,
Posted in Foz do Iguaçu | Comments Off