PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Com a Copa de 2014 que o Brasil sediou trouxe muitos benefícios para o país, o Governo Federal tomou algumas atitudes para que o evento fosse um sucesso. Uma das providências tomadas é o fornecimento de cursos gratuitos para a população das cidades que sediaram os jogos e cidades turísticas próximas, que provavelmente foram muito visitadas. Os cursos visam melhorar alguns serviços que foram prestados direta ou indiretamente para a Copa. Em várias cidades, como Belo Horizonte, Minas Gerais, aconteceram vários cursos com inscrições abertas. como os seguintes:

Dentro da área

de elétrica, o que será oferecido em BH são os seguintes cursos:

- Eletricista de Automóveis

- Eletricista Instalador de Baixa tensão.

Os demais cursos oferecidos são: Confeccionador de bolsas em tecido, Costureiro Industrial e Vestuário, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Mestre de Obras, Montagem e Manutenção de Computadores, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimentos em Argamassa, Pintor de Automóveis, Vidraceiro, Agente de Informações Turísticas etc.

 

PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Como se inscrever nos cursos do PRONATEC 2014

Para se inscrever no Pronatec de BH, basta comparecer ao SINE da cidade, portanto seu RG, comprovante de residência, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de Cadastro Único e a carteira de trabalho ou o número do PIS. Compareça a um dos postos listados abaixo para realizar a inscrição:

Sine BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro. Funciona das 8h às 18h;

Sine Barreiro – Rua Barão de Coromandel, 982. Funciona das 8h às 17h;

Sine Centro / NIAT – Rua Espírito Santo, 505, 1º andar. Funciona das 8h às 17h;

Sine Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055. Funciona das 8h às 17h.

Tags: , , , ,
Posted in Minas Gerais | No Comments »

Inscrições SENAI PRONATEC 2014, cursos gratuitos

O SENAI é uma das instituições com maior conceito em nível de cursos técnicos e profissionalizantes em todo o país. Juntamente com o Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Governo Federal cedeu várias modalidades de cursos gratuitos para a população em todo o país.

Inscrições-SENAI-PRONATEC-2013-cursos-gratuitos

O Pronatec e o Senai tem inúmeros cursos gratuitos, mas que variam conforme a cidade. As modalidades são distribuídas em eixos, são eles:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Eixo Tecnológico: Militar

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Eixo Tecnológico: Segurança

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas, sem contar as horas de estágio para promoção do término do curso. Antes de concluir o curso, você pode obter certificados referentes aos módulos, o que já pode ajudar a garantir um emprego antes mesmo da conclusão de fato do curso.

Como Fazer a Inscrição para o SENAI PRONATEC 2014

Para fazer a sua inscrição e saber mais informações, acesse o site http://pronatec.mec.gov.br/, onde você pode também, ver a

lista completa de cursos gratuitos disponíveis no seu município

e/ou na região onde você mora.

Tags: , , ,
Posted in Cursos | No Comments »

Sisutec 2015 – expectativas, vagas e inscrições

Sisutec 2015 – expectativas, vagas e inscrições

O investimento na continuidade dos estudos é um grande e importante passo profissional para alcançar cargos e níveis mais altos dentro da carreira de cada um. Porém, investir em um curso superior ou técnico exige tempo, dedicação e muito dinheiro. Para garantir o acesso ao ensino técnico, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos) foi criado pelo Governo Federal para abrir vagas na área técnica, com o pré-requisito de o candidato ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

sisutec_blogwrb

(Foto:Divulgação)

O Programa foi pensado com foco nas instituições públicas e privadas de ensino superior e escolas tecnológicas que tenham vagas sem nenhum custo para estudantes cursarem aulas em cursos técnicos e se aprimorarem em uma profissão.

Expectativas Sisutec 2015

O Sisutec atende muitos jovens que desejam ingressar no ensino técnico. Este ano, apenas no segundo semestre, foram ofertadas 290 mil vagas que ajudaram a transformar a vida de muitas pessoas. Em 2015, a expectativa é de que o número de vagas seja mantido, ou aumente em torno de 20%.

Vagas para o Sisutec 2015

Muitos estabelecimentos em todo o Brasil oferecem vagas para cursos técnicos pelo Sisutec. São universidades, instituições federais e do Sistema S (Senai, Sesi, Sesc e Senac), além das escolas técnicas. Os cursos ofertados são variados, mas os interessados podem acessar o site do Sisutec – http://sisutec.mec.gov.br/  – para acompanhar a lista de cursos e de vagas disponibilizadas em cada cidade e saber quais as instituições que atendem pelo Sisutec. Se o programa tiver lançado novas regras, elas serão disponibilizadas também no site, em forma de edital.

Inscrições para o Sisutec 2015

Para realizar sua inscrição no Sisutec é importante ter realizado a prova do Enem 2014 e ter conquistado uma nota positiva tanto nas matérias quanto na redação. Os interessados em se inscrever, poderão fazer isso através de um computador, pela internet, no site do Sisutec. No ato da inscrição é preciso informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014. Quem não tem esses dados deve entrar no site do Enem e pedir novamente.

images (2)

(Foto:Divulgação)

A escolha dos cursos que deseja cumprir é feita no ato da inscrição, podendo escolher até dois cursos. Após realizada a aprovação dos candidatos, os selecionados serão informados sobre seu desempenho. A aprovação é feita em apenas um dos cursos selecionados. Fique atento aos prazos e se cadastre. A inscrição é inteiramente gratuita. Não deixe de escolher entre as várias opções de cursos que o Sisutec oferece e se inscreva. 

Tags: , , , ,
Posted in Sisutec | No Comments »

Inscrições Pronatec Manaus

Inscrições Pronatec Manaus

Cada ano de estudo possibilita mais chances de sucesso no mercado de trabalho e aumento na renda do trabalhador. Por isso, entrar no ensino superior ou fazer um curso técnico pode garantir a melhoria de vida de uma família. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, oferece cursos técnicos gratuitos de profissionalização, capacitação e formação para trabalhadores de baixa renda que concluíram ou não o ensino médio. Em Manaus, no Estado do Amazonas, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) participa do Programa ainda com a oferta de cursos para duas turmas de Desenhista Mecânico.

Cursos-Pronatec-Manaus-2014-AM01

(Foto:Divulgação)

Quem pode participar do Pronatec em Manaus?

Estudantes, jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e aqueles ainda matriculados podem se inscrever nos cursos. O Pronatec ainda oferece qualificação e capacitação para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas como o Bolsa Família que possuam o Cadastro Único ou CadÚnico.

As inscrições podem ser feitas no próprio site do Programa http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/. O candidato deve colocar primeiro o Estado e Município de interesse, depois a escolaridade e então buscar a vaga. O SENAC (Sistema Nacional de Aprendizagem do Comércio) de Manaus também está com inscrições abertas para o curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. O candidato deve preencher o formulário com as seguintes informações: número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, e-mail, telefone de contato e escolaridade. Caso o trabalhador for selecionado, ele deve comparecer a unidade escolhida no ato da inscrição com a documentação solicitada pela entidade de ensino.

pronatec_novo

(Foto:Divulgação)

Cursos oferecidos pelo Pronatec

Ao todo são oferecidos cursos nas áreas de administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outros. Eles são ministrados em diversas instituições de ensino, como escolas públicas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e Serviços Nacionais de Aprendizagem. Para verificar o calendário e as ofertas de vagas, é preciso acompanhar as informações divulgadas no site do Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/. Além dos sites das entidades que participam do Programa como o SENAI (http://www.fieam.org.br/site/senai/) voltado para a indústria e SENAT (http://www.sestsenat.org.br/Paginas/index.aspx) voltado para a área de transporte.

A previsão do Governo Federal é de investir R$ 14,6 bilhões no Pronatec até o final de 2014. Segundo dados divulgados, foram mais de seis milhões de matrículas até o momento, sendo 1,7 milhão somente em cursos técnicos voltados ao ensino médio e 4,4 milhões em cursos de qualificação profissional.

 

 

Tags: , , , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »

Prominp: bolas para área de petróleo, conheça!

O Brasil tem se destacado pelas grandes conquistas na área de petróleo, principalmente depois da descoberta do pré-sal. A quantidade do óleo que será capaz de ser extraída do nosso território colocará o país em patamar de concorrência com grandes outros produtores, como por exemplo, o Oriente Médio.

E, como não poderia deixar de ser, o aquecimento do setor demandou esforços conjuntos do governo e da iniciativa privada para fomento da indústria do petróleo e gás – entre eles, a qualificação profissional. Conheça mais sobre o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, o PROMINP.

PROMINP – do que se trata ?

O Prominp é um programa do governo federal que oferece cursos que acontecem em lugares onde há empreendimentos e projetos no setor de energia, petróleo e gás, voltados para formação de mão de obra capacitada para trabalhar no setor. Os cursos são executados pelas principais instituições de ensino do país. Na área superior, o Prominp também conta com cursos gratuitos.

prominp

Com isso, o governo brasileiro objetiva estimular a competitividade de nossas indústrias no comércio interno e externo, promovendo, através do PROMINP, um fórum permanente de discussão para o desenvolvimento de ações com vistas a tornar competitiva e sustentável – dentro e fora do Brasil, a indústria local do petróleo e gás.

O programa é coordenado pela pasta das Minas e Energia e pela Petrobrás e foi instituído por meio do Decreto nº. 4.925, de 19 de dezembro de 2003. Este programa vai oferecer 17 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação, em 185 funções, até 2017. A oferta ainda pode ser ampliada, pois é fruto de um levantamento inicial.De 2006 a 2012, foram treinados mais de 97 mil profissionais.

Cursos oferecidos pelo PROMINP

O Programa Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), no âmbito do PROMINP, promove a qualificação de trabalhadores por meio de cursos gratuitos nos estados onde há investimento na área do petróleo e gás, em suas 185 categorias nos níveis médio, técnico e superior.

A seleção de candidatos para os cursos do programa ocorre através de editais públicos e parcerias com empresas. Saiba mais em: www.prominp.com.br

Além disso, o programa também inclui bolsas-auxílio mensais destinadas aos estudantes que não estejam inseridos no mercado de trabalho. O valor da bolsa oferecida é de R$ 300,00 para curso de nível básico, R$ 600,00 para nível médio e técnico, e R$ 900,00 para nível superior.

Pois é pessoal, espero que tenham curtido essas super dicas e que elas te ajudam a estudar com sucesso. Um outro programa de bolsas que vem ajudando muita gente a estudar e fazendo muito sucesso é o educa mais brasil 2015 , sugiro conhecer.

Até a próxima!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

 

Tags: , ,
Posted in Minas Gerais, Ouro Preto | No Comments »

Cursos Pronatec Belém PA

Cursos Pronatec Belém PA

Cursos profissionalizantes na modalidade de cursos técnicos são importantes ferramentas de ensino que se tornam oportunidade para pessoas que terminaram o ensino regular (ensino médio) e buscam um aperfeiçoamento maior na vida profissional. Aliar os estudos com o trabalho faz parte da realidade de muitas pessoas no Brasil, que muitas vezes não têm dinheiro para investir na busca de novos conhecimentos.

pronatec_novo

(Foto:Divulgação)

Com o objetivo de transformar a educação técnica no Brasil e abrir mais oportunidades a muitos brasileiros, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vem como uma iniciativa do governo federal que desde 2011 investe em vagas gratuitas para cursos técnicos em instituições federais e serviços nacionais de aprendizagem.

Inscrições Pronatec PA

No Pará, a população conta com o Pronatec e as inscrições podem ser feitas nas instituições que oferecem o programa como benefício. Um sistema unificado de inscrições não é possível, pois várias instituições oferecem os cursos técnicos e cada uma elege os critérios de seleção e dita as regras e datas de inscrições para os candidatos se inscreverem.

Em Belém, no Pará, a Faculdade Ipiranga tem cursos gratuitos pelo Pronatec nas áreas de Agenciamento de Viagem, Guia de Turismo, Informática e Programação de Jogos Digitais. Já o CESEP disponibiliza vagas para os cursos de Técnico em Estética.

Quem pode participar dos cursos gratuitos Pronatec PA?

Os alunos que terminaram o ensino médio podem participar dos cursos gratuitos do Pronatec. Quem não fez o Enem deve esperar a oportunidade das vagas remanescentes e torcer por uma vaga.

As pessoas que estejam recebendo o benefício do seguro-desemprego ou Bolsa-Família também podem participar, não nenhum requisito que as retire do processo de seleção. O que acontece é que quem no futuro pedir o benefício deverá comprovar a matrícula em cursos diversos e de graça para qualificação profissional.

Invista cursos gratuitos do Pronatec (Foto: Divulgação)

Invista cursos gratuitos do Pronatec (Foto: Divulgação)

Essa é uma grande oportunidade para jovens que desejam se formar em um curso técnico, mas não podem pagar por isso. Quem mora no Pará conta com essa grande chance de fazer cursos do Pronatec em instituições renomadas e sem pagar nada a mais por isso.

Fique de olho nos prazos de inscrição e não deixe essa oportunidade passar da sua vida. Quanto antes você fizer sua inscrição, mais rápido começará a estudar e garantirá um futuro profissional ainda melhor para você e sua família. Aproveite o incentivo educacional que o governo federal oferece, volte a estudar de graça e boa sorte!

Tags: , , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »

Cursos Pronatec Uberlândia MG

Cursos Pronatec Uberlândia MG

Concluir o ensino médio e começar a trabalhar em um emprego que não exija qualificação é a realidade de muitos jovens brasileiros. Para tentar mudar isso e dar mais oportunidade de estudo a quem não tem condições financeiras de arcar com os custos de uma universidade, o governo federal lançou o pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 2011. É uma grande iniciativa que tem o objetivo de desenvolver a educação profissional e tecnológica no país, com apoio de instituições que podem incentivar a qualificação profissional através de cursos.

Pronatec-Senai-Guarulhos-SP1

( Foto:Divulgação )

O Pronatec já está presente em muitas cidades brasileiras. Em Uberlândia, Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, o programa tem apoio do SENAC, SENAI e do IFGM (Instituto Federal de Minas Gerais). As ofertas de cursos gratuitos são variadas e dependem da disponibilidade de cada instituição. O SENAC, por exemplo, oferece cursos auxiliar administrativo, auxiliar financeiro, promotor de vendas e vários outros. Os cursos disponíveis para matrícula podem ser conferidos no site oficial da instituição: www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/cursosofertados.

Já o Instituto Federal de Minas Gerais, outro parceiro do Pronatec em Uberlândia, tem ofertas de cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Jardineiro e Auxiliar Administrativo.

Quem pode participar Pronatec Uberlândia MG

Podem se inscrever as pessoas que concluíram o ensino médio, tenham mais de 18 anos, possuam renda mensal de menos de dois salários mínimos e queiram se profissionalizar por meio de um curso técnico.

Essa é uma grande chance para quem mora em Uberlândia e quer se especializar em uma profissão. Os cursos ofertados pelo Pronatec na cidade são gratuitos e preparam o aluno para as situações práticas do dia a dia. Ou seja, os estudantes saem da sala de aula prontos para o mercado de trabalho e logo alcançam um bom emprego na área que estudaram.

pronatec_novo

( Foto:Divulgação)

Se você atende ao perfil do Pronatec e procura cursos técnicos gratuitos em Uberlândia, vá até uma das unidades das instituições parcerias do programa do governo federal e se informe sobre as datas, horários, períodos de inscrição e cursos ofertados por cada instituição. As regras para entrada no curso variam de acordo com a instituição escolhida, por isso é importante saber quais os pré-requisitos de cada local.
Sobre o Pronatec, os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone gratuito 0800 724 44 40, ou acessar o site oficial do programa http://pronatec.mec.gov.br . Não perca essa chance e procure um curso de sua preferência na cidade onde mora.

Tags: , , , ,
Posted in Pronatec cursos, Uncategorized | No Comments »

Cursos Pronatec no Maranhão

Cursos Pronatec no Maranhão

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa que reforça a importância da educação de qualidade no Brasil. O programa, criado em 2011, estimula a continuidade do ensino para jovens que terminaram o ensino médio e não entraram em uma universidade, seja pela falta de recursos financeiros ou de oportunidade. Com oferta de bolsa de estudo em cursos técnicos, o Pronatec chegou a muitas cidades do país inteiro, transformando vidas por meio do incentivo à educação e profissionalização dos jovens que já concluíram o ensino médio.

Cursos-Pronatec-Manaus-2014-AM01

(Foto: Divulgação)

No Maranhão, o programa do governo federal está consolidado em muitos municípios. Para saber quando as inscrições estarão abertas, os interessados podem acessar o site oficial do Pronatec e escolher o Estado, a Cidade e indicar o grau de escolaridade, por meio do endereço eletrônico: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Vagas Pronatec Maranhão

Também é possível receber notificação por e-mail ou telefone quando alguma vaga do seu interesse surgir. Basta preencher o cadastro no site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ e esperar a oportunidade bater à porta.

Em São Luís, capital do Maranhão, o Pronatec é forte e oferece diversos cursos para agente de limpeza, auxiliar administrativo, mecânico de motos e vários outros cursos nas áreas de construção civil. Para se informar melhor, os interessados devem comparecer à instituição que desejam estudar e perguntar sobre a oferta de cursos gratuitos pelo Pronatec. Cada local tem suas próprias regras de seleção de alunos e seu calendário para inscrições e início das aulas.

Quem pode participar do Pronatec Maranhão

O programa é voltado para estudantes concluintes do ensino médio que estudaram em escolas públicas ou comprovem terem estudado em escolas particulares com bolsa integral de estudos. É necessário ter mais de 18 anos e ficar atento ás exigências próprias de cada curso. Para quem está na capital maranhense, as dúvidas podem ser tiradas com a Prefeitura local por meio do telefone 3216-6219. Ligue e entenda mais sobre como o programa funciona na cidade.

Pronatec Londrina promove cursos gratuitos novamente (Foto: Divulgação)

Pronatec (Foto: Divulgação)

A boa escolha é se aprofundar em uma área profissional que você tenha interesse e obter mais conhecimentos para sair na frente no mercado profissional competitivo que se apresenta atualmente. A carência de mão de obra qualificada em diversas áreas é uma brecha que pode ser bem aproveitada por aqueles que visualizem em longo prazo que a demanda vai aumentar ainda mais, e por aqueles que tenham o desejo e força de vontade para seguir em frente nos estudos.

Tags: , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »

Cursos Pronatec Manaus AM

Cursos Pronatec Manaus AM

A trajetória para se obter uma vida profissional de sucesso passa pela sala de aula, pelos ensinos aprendidos com os professores e colegas de classe, ou seja, por toda atmosfera que está na escola. Somente com ensino de qualidade, anos de escolaridade e dedicação, as pessoas conseguem alcançar uma carreira plena, com sabedoria e orgulho de estar naquele alto nível.

Conheça mais sobre o Pronatec 2014 (Foto: Divulgação)

Conheça mais sobre o Pronatec (Foto: Divulgação)

Como forma de facilitar a entrada de jovens no ensino técnico e formar cidadãos capacitados a exercer diversas profissões, o governo federal instituiu em 2011 o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em todo o país, com o objetivo central de ver uma mudança significativa na educação do Brasil.

Em Manaus, no Amazonas, o programa já se instalou, com parceria com diversas instituições privadas, que oferecem bolsas de estudos gratuitas aos alunos do Pronatec, para estudar de graça cursos técnicos, como edificações, guia de turismo, técnico em computação gráfica e design de interiores. Um exemplo é a Faculdade Uninorte de Manaus que disponibiliza cursos de qualificação técnica para vários cursos. As inscrições são feitas por meio de cadastro na internet, pelo site uninorte.aure.com.br/pronatec.

Cursos Senai Pronatec Manaus

Outro parceiro do Pronatec em Manaus é o Senai, que tem cursos de construção civil, manipulação de alimentos, moda e costura e mecânica, todos gratuitos e voltados para alunos que tenham terminado o ensino médio, tenham feito boa nota no Enem e desejem ingressar no ensino técnico pelo Pronatec. Pelo Senai,  os cursos acontecem na Escola Técnica Senai no Japim, Distrito Industrial, Alvorada e Cachoeirinha.

Cursos-Pronatec-Manaus-2014-AM01

( Foto: Divulgação)

No Sest Senat há vários cursos em parceria com o Pronatec, alguns deles são: operador de Empilhadeira, Motorista para Cargas Perigosas e para o transporte escolar, Legislação de Transito e vários outros. Você deve acompanhar a oferta de cursos, datas de inscrições e pré-requisitos no site oficial do SestSenat na internet, pelo endereço: www.sestsenat.org.br/u=116.

A alta demanda de mão de obra capacitada em áreas carentes de profissionais tem feito os cursos técnicos serem mais procurados por quem deseja rápida inserção no mercado de trabalho. Com o Pronatec, a situação fica ainda melhor, pois o aluno faz um curso promissor para sua vida profissional sem pagar nada a mais por isso.

Aproveite a oportunidade do programa que o governo federal oferece e se atualize. É a chance que você tem para mudar de vida através da educação! Boa sorte e ótimos estudos para você!

Tags: , , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »

Cursos Pronatec Cuiabá

Cursos Pronatec Cuiabá

Para quem deseja continuar estudando, e agora é possível se qualificar profissionalmente por meio de cursos técnicos gratuitos oferecidos por institutos reconhecidos no país. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) facilita a entrada de trabalhadores interessados na formação e na capacitação continuada com a oferta de vagas em turmas voltadas para este tipo de ensino. É a oportunidade de se destacar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho, aumentar a renda e, assim, melhorar de vida. Na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ainda está recebendo matrículas pelo site do Pronatec.

Pronatec-Jaboticabal-2014-cursos-gratuitos-SP-01

(Foto: Divulgação)

 

Quem pode participar do Pronatec em Cuiabá?

Podem participar estudantes, jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e aqueles ainda matriculados. O Pronatec ainda oferece qualificação e capacitação para trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família que possuam o Cadastro Único ou CadÚnico. Para a inscrição de cursos realizados por meio do Sisutec (O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é preciso ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Técnico e ter tirado acima de zero na prova de redação.

Como posso me inscrever?

Em Cuiabá, o SENAI ainda está com vagas abertas para várias turmas que iniciam as aulas no dia 08 de setembro, entre elas: Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pintor de Obras, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Auxiliar Administrativo, Organizador de Eventos, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimento de Argamassa e Assistente de Controle de Qualidade. É preciso entrar no site do Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/, preencher o Estado, o Município e a escolaridade, depois escolher o curso e a turma que deseja se inscrever. As aulas devem acontecer na Escola SENAI da Construção em Cuiabá.

Curso de despachante aduaneiro Pronatec  São Vicente SP 2014-2015 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

As unidades da Unic (Universidade de Cuiabá) também dispõem de vagas, preferencialmente, para estudantes que concluíram o ensino médio, inscritos no CadÚnico ou no Programa Bolsa Família, com renda de até três salários mínimos. O último cadastro foi feito em abril pelo site do www.sisutec.mec.gov.br. È preciso acompanhar o endereço eletrônico da instituição no http://www.unic.br/Paginas/home.aspx para ter informações sobre novas vagas.

Ainda participam com a oferta de vagas para qualificação escolas públicas, Institutos de Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), o SENAT (http://www.sestsenat.org.br/paginas/Unidade.aspx?u=103), o SENAC (www.mt.senac.br) e o SENAR (http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/). Ao todo, são cursos técnicos em diversas áreas como agricultura, administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outros.

 

 

 

Tags: , , , ,
Posted in Pronatec cursos | No Comments »