PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Com a Copa de 2014 que o Brasil sediou trouxe muitos benefícios para o país, o Governo Federal tomou algumas atitudes para que o evento fosse um sucesso. Uma das providências tomadas é o fornecimento de cursos gratuitos para a população das cidades que sediaram os jogos e cidades turísticas próximas, que provavelmente foram muito visitadas. Os cursos visam melhorar alguns serviços que foram prestados direta ou indiretamente para a Copa. Em várias cidades, como Belo Horizonte, Minas Gerais, aconteceram vários cursos com inscrições abertas. como os seguintes:

Dentro da área

de elétrica, o que será oferecido em BH são os seguintes cursos:

- Eletricista de Automóveis

- Eletricista Instalador de Baixa tensão.

Os demais cursos oferecidos são: Confeccionador de bolsas em tecido, Costureiro Industrial e Vestuário, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Mestre de Obras, Montagem e Manutenção de Computadores, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimentos em Argamassa, Pintor de Automóveis, Vidraceiro, Agente de Informações Turísticas etc.

 

PRONATEC Curso eletricista em BH 2014

Como se inscrever nos cursos do PRONATEC 2014

Para se inscrever no Pronatec de BH, basta comparecer ao SINE da cidade, portanto seu RG, comprovante de residência, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de Cadastro Único e a carteira de trabalho ou o número do PIS. Compareça a um dos postos listados abaixo para realizar a inscrição:

Sine BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro. Funciona das 8h às 18h;

Sine Barreiro – Rua Barão de Coromandel, 982. Funciona das 8h às 17h;

Sine Centro / NIAT – Rua Espírito Santo, 505, 1º andar. Funciona das 8h às 17h;

Sine Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055. Funciona das 8h às 17h.

Tags: , , , ,
Posted in Minas Gerais | No Comments »

Inscrições SENAI PRONATEC 2014, cursos gratuitos

O SENAI é uma das instituições com maior conceito em nível de cursos técnicos e profissionalizantes em todo o país. Juntamente com o Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Governo Federal cedeu várias modalidades de cursos gratuitos para a população em todo o país.

Inscrições-SENAI-PRONATEC-2013-cursos-gratuitos

O Pronatec e o Senai tem inúmeros cursos gratuitos, mas que variam conforme a cidade. As modalidades são distribuídas em eixos, são eles:

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Eixo Tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Eixo Tecnológico: Infraestrutura

Eixo Tecnológico: Militar

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Eixo Tecnológico: Segurança

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Os cursos técnicos têm carga horária mínima de 800 horas, sem contar as horas de estágio para promoção do término do curso. Antes de concluir o curso, você pode obter certificados referentes aos módulos, o que já pode ajudar a garantir um emprego antes mesmo da conclusão de fato do curso.

Como Fazer a Inscrição para o SENAI PRONATEC 2014

Para fazer a sua inscrição e saber mais informações, acesse o site http://pronatec.mec.gov.br/, onde você pode também, ver a

lista completa de cursos gratuitos disponíveis no seu município

e/ou na região onde você mora.

Tags: , , ,
Posted in Cursos | No Comments »

Cursos gratuitos Pronatec RS 2012

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec têm como objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e o programa é voltado para integrantes do programa Cadastro Único, o estado do Rio Grande do Sul foi contemplado com 58 mil vagas de cursos gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), esses cursos serão distribuídos por 84 municípios do estado, para participar os interessados

devem estar cursando no mínimo o segundo ano do Ensino Médio da rede publica e ter no mínimo 18 anos, as pré inscrições já estão abertas e podem ser feitas nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município que oferece os cursos, na hora de efetuar sua inscrição o candidato deve apresentar o Número de Informação Social (NIS) da família e o seu CPF, os candidatos que conseguir a vaga além do curso ser gratuito também terão direito a vale alimentação e vale transporte e material didático totalmente grátis. Ao terminar o curso profissionalizante o candidato pode atuar nas áreas de tecnologia da informação, mecânica Polivalente, Almoxarifes, Apontadores e Conferentes, Desenho Técnico da Mecânica, Pinturas de Obras e Revestimentos interiores entre outras.

Alguns cursos e unidades onde são ministrados

Fazer um curso profissionalizante é uma boa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos melhorar seu currículo e assim conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho, então se você está interessado e preenche os requisitos necessários faça já sua inscrição.

Posted in Pronatec 2015, Pronatec cursos | No Comments »

Pronatec PR, cursos gratuitos 2012

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, chamado PRONATEC, foi criado em 2011 pelo Governo Federal e desde então vem ajudando jovens e trabalhadores a conseguir um lugar bom no mercado de trabalho por meio de cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos.

No Paraná são vários institutos que proporcionam esses cursos, como o SENAI, o SENAC e o IFPR. Os cursos são oferecidos em duas espécies de modalidades: Formação Inicial e Continuada (FIC) e de Cursos Técnicos. Ambas exigem que o aluno tenha no mínimo 16 anos para se

inscrever, sendo que alguns necessitam que tenha 18 anos, devido ao conteúdo complexo e ao exercício da profissão só autorizado a maiores de idade.

Os cursos técnicos estão no topo de procura, sendo que o PRONATEC no Paraná oferece mais de 40 cursos diferentes para a população, entre eles, podemos citar os mais visados: auxiliar de laboratório, cabeleireiro, vendedor, cuidador de idosos, manicure e pedicure, massagista, bombeiro civil, segurança do trabalho, manutenção automotiva, técnico em edificações, informática, mecânica de automóveis, biotecnologia,

eletroeletrônica, eletricista, ajustador mecânico, almoxarife de obras, modelista, padeiro, pedreiro de alvenaria, torneiro mecânico, auxiliar administrativo, auxiliar de costureiro, pintor de obras, programador de web e programador de sistemas.

A modalidade FIC tem carga horária de 160 horas-aula, diferente dos cursos técnicos, que tem no mínimo 800 horas-aula. Além da Capital, cidades como Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Paranaguá, Guarapuava, Cascavel, entre outras receberão os cursos em unidades do SENAI – PR, do SENAC – PR e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

A lista completinha dos cursos do PRONATEC e das localidades onde ele é oferecido pode ser encontrada no site www.pronatec.pr.gov.br, além de que por ele você também pode se inscrever para aqueles que você tiver interesse, lembrando sempre que os pré-requisitos devem ser observados antes do cadastro.

Posted in Uncategorized | No Comments »

Cursos gratuitos Pronatec Duque de Caxias 2012

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Na cidade de Duque de Caxias são oferecidos diversos cursos, confira a lista abaixo com os dados (carga horária e data de iniciação do curso).

- Avenida Brigadeiro Lima e Silva

Carga Horária: 180

Datas de iniciação: 22/10/12 – 27/10/12/- 10/11/12

-Avenida Brigadeiro Lima e Silva

Carga Horária: 200

Datas de iniciação: 11/10/12 – 15/10/12 – 19/11/12

- Rua Goulart

Carga Horária: 240

Data de iniciação: 05/11/12

- Rua Goulart / Avenida Brigadeiro Lima e Silva

Carga Horária: 160

Data de iniciação: 22/10/12

Carga Horária: 160

Data de

iniciação: 27/10/12

- Avenida Brigadeiro Lima e Silva

Carga Horária: 160

Datas de iniciação: 13/10/12 – 22/10/12 – 10/10/12 – 3/12/12

Para mais informações sobre os cursos acesse http://pronatec.mec.gov.br/. É só clicar em “Cursos ofertados em seu município”, colocar o UF e o município onde você mora e pronto, a lista de cursos disponibilizados.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Na cidade de Duque de Caxias são oferecidos diversos cursos, confira a lista abaixo com os dados (carga horária e data de iniciação do curso).
Auxiliar Administrativo (4 turmas)
- Avenida Brigadeiro Lima e Silva
Carga Horária: 180
Datas de iniciação: 22/10/12 – 27/10/12/- 10/11/12
Auxiliar de

Cozinha
-Avenida Brigadeiro Lima e Silva
Carga Horária: 200
Datas de iniciação: 11/10/12 – 15/10/12 – 19/11/12
Auxiliar de Eletricista
- Rua Goulart
Carga Horária: 240
Data de iniciação: 05/11/12
Auxiliar de Operações em Logística
- Rua Goulart / Avenida Brigadeiro Lima e Silva
Carga Horária: 160
Data de iniciação: 22/10/12
Auxiliar de Pessoal
Carga Horária: 160
Data de iniciação: 27/10/12
Camareira em meios de Hospedagem
- Avenida Brigadeiro Lima e Silva
Carga Horária: 160
Datas de iniciação: 13/10/12 – 22/10/12 – 10/10/12 – 3/12/12

Para mais informações sobre os cursos acesse http://pronatec.mec.gov.br/. É só clicar em “Cursos ofertados em seu município”, colocar o UF e o município onde você mora e pronto, a lista de cursos disponibilizados irão aparecer.

Posted in Cursos, Rio de Janeiro | No Comments »

Prouni 2015 – Expectativas e inscrições

O Ministério da Educação conta com um programa que disponibiliza bolsas de estudos totais ou parciais, metade do valor, para estudantes que ainda não tenham conquistado um diploma em nível superior e estudem cursos de graduação em instituições pagas e de ensino superior no Brasil.

Podem concorrer às bolsas de 100% do valor da mensalidade quem tiver renda familiar bruta mensal de um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais só é preciso comprovar renda de atétrês salários mínimos por pessoa. Além do pré-requisito da renda, o candidato tem que atender a uma das opções: ser professor de ensino médio na rede pública, possuir alguma deficiência ou ter sido aluno de escola pública no ensino médio (ou ter tido bolsa de estudo em colégio particular).

Inscrições Prouni 2015

As inscrições para o programa estão abertas até 1º de dezembro, para concorrer a vagas remanescentes é preciso efetuar um cadastro no sistema de bolsas na página do Prouni. Para tentar, o interessado precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 ou mais recente.

As inscrições para o Prouni acontecem pela internet, acesse o site oficial e escolha entre a opção “Primeiro acesso” ou “Já sou cadastrado”, no site oficial.

Expectativa Prouni 2015

Muitos brasileiros são beneficiados com o programa a cada ano, o que torna o Prouni um programa sólido e que realmente transforma a vida de muitas pessoas, já que está disponível em todo o Brasil. A expectativa do programa é aumentar o número de inscritos e atender ainda mais interessados em ter acesso ao ensino superior de qualidade.

Neste ano, no primeiro semestre quando acontece a 1ª edição do programa, foram inscritas mais de 600 mil pessoas, a maioria de São Paulo, segundo o Ministério da Educação (MEC). A expectativa é que o número de inscritos cresça ainda mais em 2015, tendo mais vagas e oportunidades de ensino superior com qualidade para mais cidadãos brasileiros que buscam por este objetivo.

Sobre o Prouni 2015

Existente há exatos 10 anos, ou seja, em 2004, o programa já tem balanço muito proveitoso, com mais de 1,2 milhões de bolsas de estudos dadas a estudantes de cursos de graduação e em sequênciais de formação específica. Muitas instituições participam do programa porque recebem isenção de tributos como incentivo à participar do Prouni. Por isso, esse é um programa forte e que não deixará de existir de forma alguma.

Tags: , ,
Posted in Uncategorized | No Comments »

Enem 2015 Expectativas e inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como finalidade analisar o rendimento dos alunos que estão perto de concluir o ensino médio. O exame tem se tornado cada vez mais importante e hoje já é primordial para quem deseja ingressar em uma instituição pública ou privada de ensino superior no Brasil, e em programas governamentais de financiamento das mensalidades de cursos superiores pagos.

 

Inscrições para o Enem 2015

Os interessados em se inscrever no Enem podem ficar de olho pois segundo o calendário do Ministério da Educação (MEC) a data para isso deve ser no primeiro semestre de 2015, entre maio ou junho. No site do MEC os alunos podem ter acesso à data certa: http://sistemasenem2.inep.gov.br/

Para se inscrever no Enem 2015 é necessário informar dados pessoais como RG, CPF, endereço de e-mail válido e ativo e uma senha intransferível. O aluno também seleciona a opção de atendimento especial para o dia da prova, se for o caso, e determina se o motivo da realização da prova é por não ter concluído o ensino médio.

O boleto de pagamento fica disponível após a conclusão da inscrição e o estudante deve pagar antes da data de vencimento o correspondente a R$ 35,00. Antes do dia da prova os inscritos receberão o Cartão de Confirmação com informações sobre o local onde ele fará a prova. O cartão será entregue no endereço do candidato.

Para ter isenção da taxa de inscrição, devem fazer uma declaração de carência durante a inscrição. Terão direito ao benefício os alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica.

Expectativas Enem 2015

O Enem é um exame que sempre tem muitos inscritos. Em 2014 foram mais de 9,5 milhões, o que representa um aumento de 21,8% em relação a 2013. Já em 2012, as inscrições chegaram a superar 6,4 milhões, um pouco mais do que em 2011 quando foram 6,2 milhões de inscritos. Para 2015 a grande expectativa é de que essa crescente siga no mesmo ritmo, aumentando as oportunidades para muitos brasileiros. No site oficial do Enem os interessados entram todas as informações sobre o exame: http://www.enem2015.net.br/

O Enem inclui todas as matérias que os estudantes aprendem no ensino médio, mas a prova tem quatro divisões, além da redação. Em geral o mês de outubro é quando as provas são aplicadas, sempre em três dias úteis e a divulgação acontece no final do ano, em dezembro.

Tags: , ,
Posted in Uncategorized | No Comments »

Fies 2015 Expectativas e inscrições

Todo profissional que está inserido no mercado de trabalho ou que almeja um bom cargo dentro da sua área de conhecimento sabe da importância que um curso superior de qualidade pode fazer para o crescimento profissional das pessoas. Ter um diploma em mãos deixa o profissional à frente de quem não possui, pois implica dizer que o diplomado passou mais tempo em uma instituição de ensino superior e por isso detém mais conhecimentos e habilidades.

Porém a dificuldade financeira para arcar com os custos das mensalidades de faculdades privadas tem sido um agravante no sistema educacional, que afasta muitos universitários da sala de aula. Pensando nisso, o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) lançou um programa que ajuda o estudante a se manter matriculado e conseguir pagar as altas mensalidades por meio de financiamentos.

Inscrições para o Fies 2015

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido pela sigla Fies, é voltado para estudantes de universidades pagas que precisam financiar o valor pago à instituição durante o curso. O aluno também tem a possibilidade de financiar o mestrado e o doutorado também.

Para fazer as inscrições, os interessados precisam acessar o SisFies para fazer cadastro informando os dados pessoais e só depois seguir para inscrição. Os dados informados pelo estudante são avaliados e, se aprovado, ele tem direito ao financiamento, devendo procurar a instituição bancária que ele deseja – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O passo a passo para fazer a inscrição do Fies 2015 está no site oficial: http://sisfiesportal.mec.gov.br/interna.html

Expectativas para o Fies 2015

O Fies já transformou a vida de muitos brasileiros, possibilitando o financiamento das mensalidades da universidade ou faculdade paga e tornando o real o sonho de um curso superior. O Ministério da Educação tem a expectativa de continuar com o programa em sua totalidade e alcançando ainda mais estudantes universitários.

O balanço dos anos anteriores mostra que o Fies tem se consolidado a cada ano e não vai parar de atuar no incentivo à educação superior. Em 2010, o programa concluiu 75,9 mil contratos. O número aumentou nos anos seguinte, tendo em 2011, 153,5 mil contratos firmados e, finalmente em 2012, foram mais de 300 mil contratos assinados.

Se você tem o perfil aceito pelo programa e quer ingressar em uma universidade paga, entre no site oficial do Fies e confira todos os detalhes para conseguir o financiamento e ter as mensalidades do seu curso pagas em parcelas que cabem no bolso.

Tags: , ,
Posted in Uncategorized | No Comments »

Educa mais Brasil 2015 Expectativas e inscrições

Fazer um curso superior em uma universidade paga no Brasil não é barato, custa bem caro. Muitos alunos interessados não conseguem ter acesso às universidades privadas e acabam desistindo do sonho de ter um diploma universitário e alcançar altos cargos em grandes companhias.

Com o grande objetivo de entregar mais acesso a ensino superior de qualidade a quem não tem dinheiro para pagar as mensalidades, o Programa Educa Mais Brasil 2015, voltado à inclusão social e educacional, oferta bolsas de estudos a estudantes brasileiros.

Sobre o Educa Mais Brasil 2015

O programa tem como público-alvo os alunos de nível fundamental, graduação ou pós-graduação que precisem de bolsas de estudos parciais ou integrais para continuar a vida acadêmica. Até hoje o programa já ofereceu 120 mil bolsas de estudos no Brasil e tem parceria com mais de 4.700 instituições de ensino em todo o país.

Educa mais Brasil 2015 expectativas 

O programa Educa Mais Brasil tem o intuito de crescer e ampliar ainda mais a facilidade do acesso a cursos superiores para alunos que não possam pagar integralmente as mensalidades. Para 2015, o programa pretende ter ainda mais instituições parceiras e  ofertar mais bolsas de estudos, contemplando mais inscritos.

Educa mais Brasil 2015 incrições

As inscrições para o programa Educa Mais Brasil são gratuitas e podem ser feitas online, sem o candidato sair de casa. Para se inscrever basta entrar no site oficial do programa em: https://www.educamaisbrasil.com.br/capa.aspx e selecionar a opção do curso que deseja fazer. Os interessados que tiverem qualquer dúvida podem ligar ara a central de atendimento pelo telefone gratuito 0800 724 7202 ou 0800 724 7775. No site também há várias informações sobre a data de inscrições, prazos, documentos necessários, pré-requisitos para participar e  passo a passo para a inscrição no Educa Mais Brasil 2015.

Quando finalizar a etapa de inscrição, o estudante recebe uma senha que dá acesso ao Portal do Aluno Educa Mais Brasil. O acesso dará acesso a várias informações sobre os processos de participação no programa. Por lá o aluno fica por dentro de dados sobre a matrícula e muito mais.

Educa Mais Brasil 2015

Não perca tempo e faça parte do Educa Mais Brasil. É possível garantir uma bolsa integral ou parcial (que corresponde à metade do valor da mensalidade), nas melhores instituições de ensino em diversos municípios do Brasil, para cursos presenciais e a distância. Conheça mais sobre o Educa Mais Brasil 2015.

Tags:
Posted in Uncategorized | No Comments »

Sisutec 2015 Expectativas e inscrições

Ter uma profissão hoje é importante demais para conseguir se manter no mercado de trabalho competitivo, mas, além disso, conseguir se capacitar a cada dia e garantir uma formação técnica de qualidade pode ser o grande diferencial do profissional.

Nesse sentido, o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos) é um programa que incentiva a continuidade dos estudos por alunos que querem se profissionalizar e aprender mais, seja em uma instituição de ensino pública ou privada. O Sisutec é voltado para alunos concluintes do Ensino Médio e que tenham prestado a prova do ENEM um ano antes de se inscrever para o programa.

Inscrições Sisutec 2015

Os interessados em se inscrever no Sisutec 2015 poderão fazer isso pela internet, de forma gratuita e com comodidade. Os candidatos precisam indicar quais as duas opções de cursos que deseja ingressar. Sendo selecionado para um dos cursos, o candidato terá a outra opção descartada. As opções indicadas pelo aluno poderão ser alteradas a qualquer momento enquanto as inscrições estiverem abertas.

 

Podem se inscrever todos os alunos que conquistaram nota aceitável no Enem, sem zerar a redação. O calendário de datas para inscrições no Sisutec ainda não está definido. Em geral, as inscrições para o programa são feitas na metade do ano e, a partir da divulgação do edital, o candidato conhece as datas e os cursos ofertados.

Expectativas SISUTEC 2015

O Sisutec é um programa que tem transformado a vida de muitos brasileiros, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino técnico no Brasil. A ideia é de que o programa seja cada vez mais consolidado e a cada ano cresça mais. Neste ano de 2014, o Sisutec atraiu muitos candidatos, somando quase 350 mil inscrições. O Ministério da Educação (MEC) espera que em 2015 as vagas sejam ampliadas a fim de atender a alta demanda já existente.

Com o Sisutec, os estudantes têm uma esperança real para continuar na vida escolar e acadêmica, tendo acesso a cursos conceituados na área técnica, sem nenhum custo. O Sisutec é uma realidade em todo o Brasil e, para existir deforma efetiva, firma parcerias em cada cidade, a fim de fortalecer o programa e alcançar mais pessoas.

Conquiste o seu diploma de forma gratuita. Fique de olho nas datas de inscrições do Sisutec e não perca a chance de ter uma formação técnica sem pagar nada! A oportunidade existe e já está disponível, agora basta você correr atrás e realizar seu sonho!

Tags:
Posted in Uncategorized | No Comments »