PRONATEC 2014: Como funciona

Pronatec 2014

Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, esse programa foi criado e aprovado pelo governo federal no ano de 2011, onde visa ofertar cursos de educação profissional e tecnológica para estudantes brasileiros, democratizando e expandindo todo o poder do conhecimento profissionalizante. O Pronatec foi criado para que os jovens que não tem condições financeiras possam cursar um curso técnico e assim se preparar da melhor maneira para o mercado de trabalho. Desse modo o governo federal acaba contribuindo para a melhoria futura da qualidade de ensino público, de modo que isso possa impactar futuramente de modo positivo no mercado de trabalho, tendo formado profissionais capacitados através da qualificação profissional.

Entenda como funciona o Pronatec 2014

Entenda como funciona o Pronatec 2014

PRONATEC 2014: Como funciona

Todos os anos milhares de jovens aproveitam esta oportunidade para se inscrever no Pronatec, e isso tem causado números impressionantes e o governo vem aplicando novas medidas para a melhoria do programa que foi criado em 2011. As vagas do Pronatec 2014 são destinadas para alunos que configuram-se no quadro de carência, estando participando ou sendo qualificado por qualquer uma das opções abaixo:

  • Beneficiários de programas do governo federal que estejam inscritas no CadÚnico
  • Trabalhadores rurais
  • Pessoas desempregadas
  • Alunos de escolas públicas que estão cursando o ensino médio

Assim você poderá se inscrever nas escolas públicas estaduais, institutos federais de educação e em serviços nacionais de aprendizagem como o Senai ou Senac. Lembre-se que cada instituição tem seus próprios requisitos e critérios para aprovar candidatos ao Programa. É importante informar que do Pronatec saem vários sub-programas que são também importantes para a formação acadêmica, como o Fies. Saiba que até 2014 o governo estima que 8 milhões de estudantes jovens e adultos em todo o país serão atendidos por esse programa.

Não perca tempo e faça sua inscrição no Pronatec 2014

Não perca tempo e faça sua inscrição no Pronatec 2014

As ofertas de vagas variam de uma cidade para outra e mudam a todo momento. O MEC aconselha os interessados a consultarem todo o dia, quantas vezes puderem a disponibilização das vagas. Isto porque os inscritos que não confirma a matrícula dentro do prazo de dois dias após a inscrição perdem a vaga automaticamente e a mesma é reaberta no sistema. Antes de fazer as inscrições no Pronatec, os interessados que tiverem dúvida em relação aos cursos, não saberem qual escolher, poderão consultar  Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Comente (será moderado)