PRONATEC MINAS GERAIS CURSOS GRATUITOS BH 2012-2013

Pronatec Minas GeraisO Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego) já está em Minas Gerais. Se trata de um programa criado pelo Governo para beneficiar a todos os cidadãos brasileiros, ou pelo menos boa parte deles. Com ajuda de grandes instituições como Senac, Senai, etc, o Pronatec oferece cursos gratuitos que vão desde a formação de atendentes de lanchonetes, até a formação de eletricistas industriais, contadores e administradores.

Na parceria dos ministérios do Turismo e da Educação, foram disponibilizadas centenas

de vagas para cidadãos residentes de até 117 municípios brasileiros, aos quais terão prazo máximo de até 16.07.2012 para realizarem as suas inscrições e conseguirem uma vaga no Pronatec Copa, que está oferecendo 29 cursos técnicos e três de idiomas. Entretanto, outras etapas de seleções e cursos ainda continuaram abertos, aos quais abordarei logo abaixo.

Pronatec Copa: Os 29 cursos técnicos citados acima, assim como os três de idiomas, podem ser visualizados clicando aqui. Informações para inscrições no mesmo link!

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, existem boas chances de ocupar uma das centenas de vagas que estão sendo oferecidas pelo Pronatec, entretanto, é necessário alguns requisitos para qualquer participante. O primeiro deles, talvez o principal, é que só poderão participar os que estiverem cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único).

Também existe um limite mínimo e um limite máximo para a faixa etária dos participantes, que só podem preecher as vagas a partir dos 16 anos até no máximo 59 anos.

Cursos do Pronatec Belo Horizonte – MG

Entre os cursos disponibilizados pelo Pronatec para os moradores de Belo Horizonte, estão:

Confeccionador de bolsas em tecido Costureiro Industrial e Vestuário Eletricista de Automóveis
Eletricista Instalador de Baixa Tensão Mecânico de Manutenção de Motocicletas Mestre de Obras
Montagem e Manutenção de Computadores Pedreiro de Alvenaria Pedreiro de Revestimentos em Argamassa
Pintor de Automóveis Vidraceiro Agente de Informações Turísticas
Agente de Viagens Auxiliar em Serviços de Hospedagem Auxiliar de Confeitaria
Auxiliar de Cozinha Auxiliar de Garçom Bartender
Chapista Masseiro Padeiro

Existem diversos outros cursos, mas esses são apenas alguns exemplos. No ato da inscrição, você poderá saber quais são todas as opções disponíveis, isto é, informações sobre os cursos e a quantidade de vagas em cada um deles.

Inscrições Pronatec de Belo Horizonte – MG

Todos quanto estiverem interessados em efetuarem suas inscrições, devem comparecer a um dos Postos Municipais do Sine. Em outras palavras, não existe a possibilidade de você realizar sua inscrição através de formulários na Internet ou por telefone, somente pessoalmente. Alguns documentos serão exigidos!

Entre eles, documentos como CPF próprio, comprovantes de residência (De preferência os mais recentes), comprovante do Cadastro Único, número do PIS, carteira de trabalho e carteira de identidade. As Inscrições para o Pronatec de Belo Horizonte e outros municípios devem ser feitas nos postos listados abaixo:

  • Sine BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro. Funciona das 8h às 18h;
  • Sine Barreiro – Rua Barão de Coromandel, 982. Funciona das 8h às 17h;
  • Sine Centro / NIAT – Rua Espírito Santo, 505, 1º andar. Funciona das 8h às 17h;
  • Sine Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto, 1.055. Funciona das 8h às 17h.

Materiais didáticos e transporte: Além dos cursos que jã são gratuitos, os materiais dos inscritos também são gratuitos, assim como todos receberam um auxílio de vale transporte.

1 Comentário

  1. Tenho um filho de 14 anos,ele esta no 9 ano(8ª série) gostaria q ele pudesse frequentar um curso pré Cefet ou Coltec p que ele tenha chance de entrar no Cefet ou Coltec,podendo ter mais chance no mercado de trabalho,porém não tenho condições de pagar um cursinho,minha sobrinha fez uma prova e pagou pelo ano todo 1500 reais,eu ganho mensalmente líquido em torno de 500 reais nem com esse desconto daria para pagar. espero uma resposta. Grata!