PRONATEC PORTO ALEGRE CURSOS GRATUITOS 2012-2013 RS

Pronatec Porto AlegreO Pronatec de Porto Alegre está com as portas abertas. Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal com o intuito de beneficiar boa parte dos cidadãos de Porto Alegre, ou mais especificamente: Beneficiar os estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio de uma escola pública, e que tenham vunerabilidades sociais.

No exemplo de estudantes citados acima, o Pronatec está ligado a Bolsa-Formação Trabalhador, entretanto, existe, também, o Bolsa-Formação Estudante, que é dedicado exclusivamente aos estudantes de redes públicas de ensino médio, onde os cursos técnicos começam a partir de 800 horas.

O Bolsa-Formação Trabalhador está ligado a oferta de cursos de qualificação, ou seja, são dezenas de cursos disponibilizados para a qualificação de profissionais que já ingressaram com suas carreiras no mercado de trabalho. Os cursos de qualificação possuem carga horária bem menor em relação aos cursos técnicos;.

Cursos gratuitos Pronatec em Porto Alegre

A quantidade deCursos de Formação Inicial e Continuada e muito grande, principalmente levando em conta a quantidade de eixos tecnológicos, como: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais.

Confira alguns dos cursos disponíveis entre esses eixos:

Agente Comunitário de Saúde Agende de Gestão de Resíduos Sólidos Balconista de Farmácia
Cabeleireiro Cuidador de Idoso Maquiador
Merendeira Recreador Ajustador Mecãnico
Auxiliar de Plataforma Auxiliar de Garçom Auxliar de Confeitaria
Chapista Almoxarife Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Faturamento Comprador Auxiliar Financeiro
Administrador de Banco de Dados Agente de Viagens Atendente de Lanchonete
Gesseiro Ajudante de Obras Almoxarife de Obras
Marceneiro Açougueiro Fotógrafo
Estofador de Móveis Alfaiate Operador de Câmera
Sarígrafo Agricultor Familiar Fundidor

de Jóias

Entre todos os outros cursos técnicos e de qualificação, os que foram citados na tabela acima não chegam a ser 10% das opções que existem.

Todos os cursos oferecidos pelo Pronatec serão executados pelas instituições de ensino Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Inudustrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Todos os cursos são gratuitos, assim como todos os alunos receberão vale transporte, alimentação, e outros benefícios.

Comments are closed.